candangolândia é perigoso
Portal DF Candangolândia realizou um levantamento com base nas estatísticas publicadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF nos últimos quatro anos. Embora eu não tenha encontrado diretamente um levantamento com esse título específico, existem dados oficiais e relatos que permitem uma visão clara da evolução da criminalidade nessa região, especialmente em relação a homicídios.
MÍDIA LOCAL
8/28/20252 min read
Panorama geral da criminalidade no DF e Candangolândia
Homicídios: evolução recente e Candangolândia Em novembro de 2024, tanto Candangolândia quanto outras regiões (como Sudoeste/Octogonal, Jardim Botânico, Cruzeiro, Riacho Fundo, Varjão e Arniqueira) completaram 12 meses sem registrar homicídios .
Em 2024, o Distrito Federal alcançou sua menor taxa de homicídios em 48 anos, com 6,8 homicídios por 100 mil habitantes .
Também foi o menor número absoluto de homicídios em 40 anos, com 203 casos no total.
Crimes violentos letais intencionais (CVLI) Houve uma queda de 13,7% nos CVLI (que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) entre 2023 e 2024, passando de 284 para 245 vítimas—o menor patamar em 25 anos .
Crimes contra o patrimônio Entre 2023 e 2024, houve uma redução de 14,9% nos crimes patrimoniais, com destaque para: -28,8% em roubos a residências, -49,3% nos roubos em transporte coletivo, e quedas também em roubos a transeunte, veículos e comércio, além de furtos em veículos.
Candangolândia mantém perfil de cidade tranquila, mas registra aumento em crimes ligados a drogas e estupros
A Candangolândia, uma das cidades mais antigas do Distrito Federal, preserva características de interior: ruas tranquilas, forte senso de comunidade e baixos índices de criminalidade violenta, conforme demonstram os dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). A região, inclusive, ficou mais de um ano sem registrar homicídios, reforçando a percepção de segurança entre moradores.
No entanto, o levantamento mais recente revela um alerta: houve aumento em crimes relacionados ao tráfico e consumo de drogas, além de crescimento nos registros de estupro. Especialistas apontam que esse tipo de ocorrência reflete tanto a maior vulnerabilidade social de parte da população quanto o fortalecimento de pequenas redes ligadas ao comércio ilegal de entorpecentes.
A elevação nos casos de estupro também acende um sinal vermelho. Apesar de a cidade manter números gerais de violência abaixo da média do DF, a SSP-DF destaca que crimes sexuais demandam atenção especial das autoridades, já que muitas vezes estão ligados ao ambiente doméstico e ao convívio social.
Para especialistas em segurança, os dados reforçam a necessidade de políticas públicas combinadas: reforço policial e de inteligência contra o tráfico, ações de prevenção ao consumo de drogas e apoio direto às vítimas de violência sexual.
Assim, embora a Candangolândia mantenha um perfil de cidade pacata e acolhedora, os indicadores mais recentes revelam novos desafios que precisam ser enfrentados para que a região continue sendo sinônimo de tranquilidade para seus moradores
Notícias
O maior canal de comunicação de Candangolândia está aqui.
Contato
contato@dfcandangolandia.com
© 2025. dfcandangolandia