Quem é Ricardo Cappelli? Pré-candidato ao Governo do GDF

Nos últimos meses, Ricardo Cappelli tem intensificado suas visitas às comunidades e regiões administrativas, buscando conhecer a população e de olho no Governo do GDF em 2026

POLÍTICA

5/2/20253 min read

Ainda falta um bom tempo para as eleições de 2026 ao Palácio do Buriti, mas você já deve ter ouvido a frase: "quem sai primeiro, chega na frente". É com esse olhar que o nosso portal, DF Candangolândia, irá entrar em contato com todos os possíveis pré-candidatos ao GDF para ouvi-los. O primeiro desta série de publicações a nos atender foi Ricardo Cappelli, que, gentilmente, no mês de maio de 2025, mesmo com sua intensa agenda no Distrito Federal, visitou diversas cidades, conheceu as principais queixas dos moradores e identificou possíveis melhorias para cada comunidade.

Futuro Político.

Em 2025, Cappelli iniciou uma agenda de pré-campanha visando disputar o governo do Distrito Federal nas eleições de 2026, com o aval do PSB. Tem investido em presença nas redes sociais e em ações de aproximação com a população, como períodos de convivência em comunidades do DF , Cappelli é bastante critico ao governador Ibanes.

Mas quem é Ricardo Garcia Cappelli

Da Militância Estudantil à Liderança na Gestão Pública Brasileira.

Ricardo Garcia Cappelli, nascido em 11 de fevereiro de 1972, no Rio de Janeiro, é um jornalista e político brasileiro com uma trajetória marcada por atuações significativas tanto no movimento estudantil quanto em cargos estratégicos na administração pública. Atualmente, preside a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cargo que ocupa desde fevereiro de 2024, após ter sido nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reside em Brasília desde 2003, entre idas e vindas.

Início na Militância e Formação Acadêmica

Cappelli iniciou sua carreira política no movimento estudantil, presidindo a União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 1997 e 1999 . Formou-se em jornalismo pelo Centro Universitário Euroamericano (UniEuro) e é pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) .

Carreira na Administração Pública

Ao longo de mais de 25 anos de serviço público, Cappelli ocupou diversos cargos em diferentes níveis de governo. Foi Coordenador Especial de Políticas Públicas para Juventude no governo do Rio de Janeiro (1999-2002) e atuou no Ministério do Esporte entre 2003 e 2015, onde exerceu funções como Diretor de Esporte Universitário e Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social .

No Maranhão, foi Secretário de Representação Institucional do Governo no Distrito Federal (2015-2021) e Secretário de Comunicação Social (2021-2022), durante as gestões de Flávio Dino e Carlos Brandão .

Atuação no Governo Federal

Com a posse de Flávio Dino como Ministro da Justiça e Segurança Pública em 2023, Cappelli foi nomeado secretário-executivo da pasta. Em 8 de janeiro de 2023, diante dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, foi designado interventor federal na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, cargo que ocupou até 31 de janeiro do mesmo ano .

Posteriormente, entre abril e maio de 2023, assumiu interinamente o cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República .

Reconhecimento

Em novembro de 2023, foi condecorado com o título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, em reconhecimento aos serviços prestados ao país .

A trajetória de Ricardo Cappelli reflete um compromisso contínuo com a gestão pública e a democracia, destacando-se como uma figura influente no cenário político brasileiro.