Quem sonhou com boi a R$ 350 pode acordar: tarifa de 50% muda o jogo

com dolar em queda e tarifa de 50% peço do boi gordo esta em queda em todas as praças do brasil

AGRONEGÓCIO

9/5/20251 min read

Preço do boi gordo sofre queda com tarifa dos EUA e dólar em baixa

setembro de 2025 — O mercado do boi gordo enfrenta um cenário de pressão negativa neste segundo semestre. A cotação do dólar em queda, atualmente em torno de R$ 5,40, somada à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do agronegócio brasileiro, resultou em desaceleração das compras e queda nos preços da arroba.

Um levantamento realizado pelo portal nas principais praças de venda — como Minas Gerais, Goiás, São Paulo e a região Norte do país — confirma o movimento de retração. Apesar de os dados de exportações de agosto apontarem aumento das compras por países como o México, esse crescimento não foi suficiente para reverter a pressão no mercado interno.

Analistas destacam que o impacto poderia ter sido ainda mais severo caso não houvesse a diversificação dos destinos da carne bovina brasileira. O aumento nas exportações para outros mercados ajudou a atenuar parte das perdas.

Tradicionalmente, outubro é um mês de recuperação de preços para a arroba do boi, mas as condições atuais indicam que esse movimento não deve se concretizar em 2025