Historia da Candangolândia
Candangolândia possui essa nomenclatura em decorrência dos trabalhadores que eram chamados de candangos, no entanto já teve nomes diferentes antes de ser estabelecida como região administrativa, já foi chamada de Lonalândia, Sacolândia e Vila dos Candangos, e somente depois obteve o nome que possui atualmente.
Seu surgimento se deu antes mesmo de Brasília, em 1956, pois se tratava da vila que os operários fundaram durante a construção da capital. Inicialmente as casas eram precárias, constituídas basicamente de lona, o que justifica ter sido chamada de Lonalândia e Sacolândia, no entanto com o decorrer do tempo as lonas passaram a ser substituídas por construções de madeira, sendo que muitas delas são mantidas até hoje por terem sido tombadas como patrimônio histórico da UNESCO, como é o caso da igrejinha.
Candangolândia foi fundada em 3 de novembro de 1956, recebendo a condição de região administrativa, conforme a Lei 658, de 27 de janeiro de 1994. Atualmente Candangolândia conta com as quadras QR1 a QR7, sendo que não existe QR6 já que as quadras ímpares foram construídas antes das pares, além de contar com as quadras QRIA, QROA e QOF.[7] Se encontra dentro de um corredor ecológico e possui cerca de 16.848 habitantes, segundo dados da Codepla.
Atualmente, região administrativa Candangolândia , tem atualmente Estudo mais recente (PDAD-A 2024/2025): cerca de 14.540 habitantes.
Principais fontes de renda e ocupação
Comércio — uma grande parte dos moradores trabalha em lojas, estabelecimentos comerciais, mercados, bares e similares, sendo este um dos setores com maior participação na ocupação da população local
Serviços — o setor de serviços também absorve uma grande parte dos trabalhadores, incluindo serviços gerais, atendimento, reparos e outras atividades ligadas à economia local.
Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), cerca de 48% da população ocupada atua diretamente no comércio e no setor de serviços, sendo que o comércio sozinho representa quase 28% das atividades econômicas dos moradores
Notícias
O maior canal de comunicação de Candangolândia está aqui.
Contato
contato@dfcandangolandia.com
© 2026. dfcandangolandia
Imprensa livre e independente